sábado, 17 de agosto de 2013

A máquina da vovó!!

Bom dia meninas!!

Mais uma vez vou falar da minha vó Doracy...

Ela se foi em abril deste ano, mas ela sempre terá espaço e será citada neste cantinho porque ele me deu dicas valiosas para que hoje eu pudesse tentar bordar e costurar.

Se eu fosse falar de comida, citaria a vó Cida (que é tão especial quanto e se foi em 2004), pois ela era a minha "cobaia" na hora de experimentar os bolos que não cresciam, o arroz que fica papa, o pão que fica insosso...rs

Enfim, as duas fazem parte da minha vida e da minha educação. Muitas das coisas  dos valores que tenho hoje vieram delas.

Esta máquina não esteve com a minha vó a vida toda, mas ela usou e passou para a minha tia. No dia em que fomos ajudar a arrumar as coisas dela, ver o que seria doado e o que ficaria em família, pedi as minhas tias e a minha mãe se eu poderia ficar com uma das máquinas dela (ela tinha muitas). Me bateu um arrependimento imenso de nunca ter aprendido nada de costura com ela, não porque não gostasse ou não desse valor, simplesmente não tinha vontade.

E minha vó sempre costurou, fez roupas pra mim, pra família toda, pras minhas bonecas e para as minhas filhotinhas caninas, a Elis e a Luiza. Como faz parte da minha memória lembrar dela costurando (e costurando muito, não era só fazer bainha não!! ) lembro dela cortando o tecido, usando os alfinetes, enfim, várias coisinha que tento ir colocando em prática quando eu vou tentar costurar.

Claro que se preciso fazer alguma coisa na minha roupa ainda peço a ajuda da mamãe...rs, mas eu descobri que adoro costurar!! É relaxante ter problemas com a bobina que enrosca...rs, coma costura torta...rs

No dia em que cheguei com essa máquina em casa limpei-a de cima a baixo, acho que um dia compro uma nova, mas essa vai ficar sempre em casa, num lugar especial e, de preferência, na ativa.

Máquina da vó Doracy, me arrependo de não ter pedido pra ela em vida, acho que ela ficaria muito contente!!



Com a máquina em mãos resolvi participar do 2º Desafio de Aplicação de Barra em Pano de Prato do Fórum Fazendo Arte.

O primeiro ficou beeeemmmm esquisitinho, mas eu uso ele em casa.

Aí me senti na obrigação de tentar de novo, melhorou 1000% ... na minha opinião :)

A segunda parte era misturada com patchwork, mas eu que costurei todo o pano, gosto de comprar o metro e dividir o pano no tamanho que eu acho mais adequado.

Neste aprendi a aplicar a sianinha e a fazer o ponto de acabamento a mão para cada maçanzinha.

Olha que bonitinho os dois juntos:

No final minha mãe "cresceu o olho" do paninho de maças, aí eu dei pra ela (ela me dá tudo que eu quero também..rs), o outro dei para a minha sogra, assim as duas teriam a minha primeira experiência no mundo da costura.

Bom final de semana!!

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário